Para aqueles de nós que são amantes profundos do L, esta receita já é muito atraente e ainda mais se vier sob a forma de um bolo, um bolo moca com termomix.
Uma receita deliciosa e fácil de fazer com o nosso processador de alimentos Esta receita contém amêndoas
2 colheres de sopa de café solúvel ou café instantâneo
50 gramas de café (tipo café expresso ou café forte)
200 gramas de leite
450 gramas de manteiga (de preferência à temperatura ambiente)
150 gramas de açúcar (de preferência açúcar de confeiteiro)
30 bolachas de soletilha
100 gramas de amêndoas torradas
Preparación
Para iniciar a preparação deste maravilhoso bolo, se não tiver açúcar em pó, pode obtê-lo vertendo 150 gramas de açúcar no copo do termomix, programa. 10seconds / Velocidade 10.
Desta forma obtém-se o açúcar em pó, retira-se do copo do termomix, despeja-se numa tigela e põe-se de lado.
De volta ao copo do termomix, adicionar 150 gramas de leite e duas colheres de sopa de café instantâneo ou solúvel, programar. 10 segundos / Velocidade 2.
Em seguida, colocar a borboleta sobre as lâminas e adicionar a manteiga e o açúcar em pó à mistura e ao programa do leite e do café. 3 minutos / Velocidade 3.
Verter a mistura resultante para uma tigela e reservar.
Por outro lado, forre uma forma de bolo (redonda ou quadrada à sua escolha) com película aderente, certificando-se de que há apenas o suficiente da película sobre a borda para cobrir a parte superior do bolo.
Depois, no mesmo molde colocar uma base de bolachas de soletilha, cada bolacha deve ser ligeiramente mergulhada em café expresso.
Quando a base do pão-de-ló estiver completa, adicionar uma camada de creme de moca em cima, polvilhar com algumas amêndoas tostadas ligeiramente picadas, repetir o procedimento e camadas sobrepostas de pão-de-ló e creme de moca, (certificar-se de que há suficiente creme de moca e amêndoas para decorar a superfície).
Envolver o bolo com película aderente e colocá-lo no frigorífico para descansar durante pelo menos 1 hora.
Quando chegar a altura de desmoldar o bolo, remover cuidadosamente a película aderente e cobri-la com uma fina camada de creme moca (superfície e lados); fixar as amêndoas à mão ou com uma espátula aos lados do bolo.
Verter o restante creme moca para um saco de tubagem com um bocal encaracolado e decorar conforme desejado.
Deixe-o descansar novamente no frigorífico até à hora de servir.